14/07/2016

AFINAL, VALEU A PENA FICAR EM HOMESTAY (CASA DE FAMÍLIA)?

Logo no início do blog fiz um post sobre acomodação. Clique aqui para conferir. Naquela época não me faltavam dúvidas e temores...

Optei por ficar em homestay no meu primeiro mês. Bom! Após 1 ano e 9 meses (um pouco atrasada né?) estou aqui para passar minhas impressões. Antes de começar, devo dizer que tive muita sorte, MUITA SORTE MESMO!!! A homestay que a agência escolheu para mim era uma graça! Super limpa e confortável. Meu quarto tinha tudo que eu precisava: escrivaninha, guarda-roupa espaçoso, gaveteiro.


Quando fechei acomodação com a agência ficou claro que apenas teria direito ao café da manhã, almoço (apenas aos finais de semana) e janta. Pensei logo: "Vou passar fome nessa casa"! Gente, estava profundamento enganada. Meus pais da homestay me deixaram super à vontade para pegar algo na cozinha sempre que sentisse fome. Minha "host mother" sempre cozinhava uma quantidade considerável na janta e deixava eu levar o que sobrasse para o almoço do dia seguinte. Ela fazia questão de lavar nossas roupas e nos levar para conhecer algums lugares de Brisbane. Vocês não tem idéia como isso era maravilhoso. A maioria dos colegas da escola que também estavam em homestay não tinham esse benefício. Não preciso nem dizer que fiquei completamente in love com essa família. Acreditam que ela chegou até a fazer FEIJOADA? Fofo demais! Não é a toa que engordei 4 kg.

Já que não precisava cozinhar, lavar roupa, nem limpar casa, aproveitei para estudar. Nossa! como eu estudei no meu primeiro mês de intercâmbio. Chegava da escola por volta de 16:00 h e, depois da janta (Pasmem! a janta era servida às 18:30 h) já recomeçava minha rotina de estudos. Revisava todo conteúdo do dia, fazia dever de casa e só terminava por volta das 23:30 h. Sem dúvidas, nesse mês meu inglês decolou.


Como nem tudo são flores, houve pontos negativos também. O principal deles e único que acredito valer a pena citar foi a distância. Da minha homestay para escola era cerca de 30 minutos de ônibus. Gastava cerca de $50,00 por semana. Sem contar que após as 22:00 h praticamente não havia opção de transporte público. Ou seja, "Maura em balada e festinha com os amigos?" JAMAIS kkk

Afinal, vale ou não vale a pena ficar em homestay? A resposta pode ser sim ou pode ser não. Depende do seu objetivo. Se é algo como...

a) focar nos estudos, ter uma rotina mais tranquila, não precisar fazer tarefas domésticas, vivenciar como é a rotina de uma família na Austrália...
ou
b) gastar pouco com hospedagem, morar próximo à escola, curtir bastante com a galera...

Se a resposta foi A, recomendo fortemente homestay. Caso B, comece logo a procurar uma shared house.

Não me arrependo de ter optado pela homestay. No entanto, tenho plena certeza que se vier a fazer intercâmbio novamente, homestay não será minha opção. Viver essa experiência uma vez já foi suficiente.


Um comentário :